Gestão de Sistemas Informáticos

  • Bem Vindo a COPMOZ!

    A sua melhor escolha académica.
    A junta-se a nos.......

    Saiba Mais
  • Ensino Geral

    Formando com qualidade
    os futuros profissionais....

    Saiba Mais
  • Ensino Técnico

    Formando com eficiencia...
    Com laboratorios bem equipados...

    Saiba Mais

O programa “Técnico de Suporte Informático Certificado Vocacional Nível 4” diz respeito ao primeiro ano de um programa de dois anos de educação profissionalizante em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)..

A finalização com êxito deste primeiro ano dá a possibilidade de saída para o mercado de trabalho ou acesso a programas subsequentes com Certificado Vocacional Nível 5 da área das TIC, entre as quais se preveem as seguintes:

  • Técnico Médio de Administração de Sistemas e Redes;
  • Técnico Médio de Programação de Aplicações Web.

A finalização com êxito deste primeiro ano fornece também as bases para que os candidatos interessados se possam habilitar, com um mínimo de preparação adicional, à realização de exames de certificação da indústria, nomeadamente:

  • Microsoft Technology Associate (MTA): certificação introdutória da Microsoft para indivíduos que estão a iniciar uma carreira em TIC, abrangendo um espectro amplo de conceitos técnicos fundamentais;
  • CompTIA A+: certificação introdutória da CompTIA1, a principal organização mundial de certificações em TIC independente dos fabricantes, para indivíduos que estão a iniciar uma carreira em TIC, abrangendo a manutenção, administração básica de redes, instalação, resolução de problemas, comunicação interpessoal e profissionalismo.

O programa apresentado neste documento foi desenhado tendo em conta os padrões da indústria, os referenciais internacionais e as necessidades do mercado Moçambicano. Para a auscultação e validação das necessidades do mercado Moçambicano, foi realizado um “Questionário para auscultação de necessidades de perfis profissionais na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em Moçambique”. Nesse questionário, realizado entre Julho e Setembro de 2014, foram contactadas 128 organizações do sector público e privado, das quais 26 responderam. As organizações foram inquiridas sobre o nível de necessidade de diversos perfis profissionais de técnicos de TIC e, dentro de cada perfil, sobre as actividades, tecnologias e certificações da indústria julgadas mais relevantes.